quinta-feira, 23 de junho de 2011

Siriema é o Cara

Melhor que o Pato e o Ganso
                                                        por Eduardo Gomes

Senhor José  Maria, casado a mais de 30 anos com a Dona Maria José, moradores lá de São Tomé do Tabajara, mas quando lá chegaram ainda era chamado São Tomé do Viadinho, que fica a 70 Km da cidade de Inhapim, terra do inhame. E que só teve nome mudado graças ao empenho do Sr. Ailton Barbosa, conceituado escrivão daquele distrito.
Ele que sempre sentia-se muito incomodado quando, por circunstancias do destino tinha que, abordo do ônibus / jardineira do Sr Zequinha Vieira, passar em Imbé de Caratinga. E durante uma parada para lavar a poeira do rosto, esvaziar a bexiga  e fazer o  merecido lanche, no bar do Sr Zé Gomes, com aquela tradicional queimadinha com broa de fubá e rosca caseira da D. Jovelina. Tinha  que ficar acuado dentro daquela fétida condução, pois os jovens moleques e fanfarrões, dos quais me lembro os nomes de alguns, Zé Vander, Edinho, Lucio, Pretinho, João Jangico, João Grilo e outros. Que não lhe davam sossego com a insistente pergunta feita à porta de entrada do referido ônibus.
 - De onde vem este ônibus? É lá do Viadinho?
E lá do fundo do mesmo ele gritava aos palavrões:
 - Da casa da sua mãe. Seus moleques.
Assim sendo munido de ótima argumentação e um pouco de prestigio, conseguiu mudar de vez para Tabajara, o nome daquele querido distrito. Então o Sr José e a D. Maria eram de São Tomé do Tabajara e não mais do Viadinho.
Resolveram eles botar fé no seu filho mais novo hoje com 13 anos, que carrega um nome um tanto quanto diferente, em homenagem a um jovem talentoso revelado no interior paulista, de nome Richarlyson, que para eles era o Ri-Charles. Assim registraram o seu caçula com o nome de Ri-Zé. Que por sinal está respondendo as expectativas de seus pais, demonstrando a cada dia que pode seguir os passos do homenageado.
Pensando nisso o Sr José tenta explicar para Dona Maria, que será bom dar um apelido para o garoto.
“Maria temu de bota um apilido que seja mais forte que esses outros bixos que já tem, pato, ganso e galo. O Ri-Charles não é mais aquele. Otra coisa é que o nome das aves ta dano muito certo no futibol, ispia pro ce vê. Tem um pato e um ganso, teve um tal de galinho, que era bão pra dana, esse ate já paro, mais foi la pra do outro lado do mundo, num tal de Japão ensinar aqueles carinha pequeno que enxerga pouco, que tem um zoim quase fechado, a jogar bola e deu certo também, eles ficaram bom pra dana, mais diz que o galinho vorto rico de lá. Acho que a gente tem de botar o nome do Ri-Zé de Siriema. Esse bicho corre que a gente num da conta de pega ela e quando a gente ta quase pegano ela avoa, alem do mais gosta de come cobra. O bicho é muito mior que Pato e Ganso. Eu fico iscutando os narrador no radio, purque aqui na Boa Sorte, onde morava aquele minino magrim feim, que ta fazendo um sucesso danado no radio o César Di, que canta feito uma cigarra, aqui so pega radio. Esses dia pra trais eu tava iscutando um narrador falando, que o time ta cheio de cobra e os jogador tava vuando em campo e uns ate tava cantando de galo no terrero do diversario, pensa só Maria se Pato e Ganso tão se dano bem, que já tão ate na Seleção do Brasil, pena que o nosso homenageado num foi chamado ele ia gostar muito de ta no meio dessa cobraiada toda. Imagina uma siriema então. Vai arrasar num vai, já to ate vendo quando ele tive famoso e dando intrevista nos radio, prus narrador e mandando beijo pra nois sem precisar de falar que é do São Tomé do Viadinho, purque agora é São Tomé do Tabajara que é muito mais bunito. Eu so não intendo porque que a cumadi Pracidina fica só mandando um tal de São Tomé do Viadinho pra todo mundo. A arma do cumpadi Airton não deve ta gostando nada disso, ele deve ta se estribuchando de raiva la na catacumba. Quando o Zé for lá nu Galo ele aproveita e pede a cumadi Pracidina, pra pará sô. Pensa só Maria nosso Siriema chegando no Galo pra mostrar pra eles como é que ele sabe faze umas coisa bunita com a bola nos pé e encontrar de cara com o Ri-Charles, e eles fizé amizade, e o Ri-Charles insina pro Ri-Zé, oh, Ri-Zé não, Siriema, um punhado de coisa diferente tamem, imagina só o tanto que nois vai fica famoso e o São Tomé do Viadinho, tamem eita sô!  Viadinho não, Ô negocio difícil da gente esquecer, quem já teve esse nome fica dificil de esquecer, aqui é São Tomé do Tabajara, terra de cabra macho.”
A Maria então diz:
- Zé chega de sonhá, vamu pra cama, que lá ta mais quentim e quem sabe com essa animação toda ocê sai dessa moleza e me esquenta um tiquim.
- Isquenta o que Maria? Ocê num ta no rabo do fugão? Esquenta mais o que?  - Retruca ele
- Tá bão Zé, já que ocê não entendeu nada, esquenta pelo menos meus pezim. E vamu pedir pra Deus abençoa o Ri-Charles, mas num esquecer de iluminar o nosso Ri- Zé, oh! o Siriema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário